POLÍTICA: Ministro da saúde elogia ações do Estado no combate à Covid-19

Visita realizada ontem contemplou hospital de campanha do Hangar e a Policlínica Metropolitana
 Visita realizada ontem contemplou hospital de campanha do Hangar e a Policlínica Metropolitana | Marco Santos/Ag. Pará

Ogovernador do Estado, Helder Barbalho, e o secretário de Saúde Pública, Alberto Beltrame, receberam o ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello, que visitou Belém nesta quarta-feira (27), para conhecer as ações do Estado no combate à Covid-19. Acompanhado pela comitiva do Ministério da Saúde, o ministro interino chegou a Belém em um voo da Força Aérea Brasileira, que pousou na Base Aérea de Belém, no final da manhã.

Pazuello visitou o Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, que funciona em regime de retaguarda exclusivo para pacientes com a Covid-19. Na oportunidade, a comitiva ainda acompanhou a alta de duas pacientes que estavam internadas no hospital. Em seguida, a comitiva visitou a Policlínica Metropolitana de Belém, na avenida Almirante Barroso, que garante assistência aos acometidos pela Covid-19. Durante a visita, Helder Barbalho também ressaltou ao ministro que os pacientes atendidos no local já saem com medicamento, e que até o momento, a unidade já atendeu cerca de 38 mil pacientes com sintomas da doença.

Após a visita ao Hospital de Campanha do Hangar e à Policlínica Metropolitana, a comitiva do Ministério da Saúde foi até o Palácio do Governo do Estado participar de uma reunião sobre as ações de combate ao coronavírus no Pará. Durante o encontro, a equipe de saúde paraense apresentou os números relacionados ao enfrentamento da Covid-19 na capital do Estado e nos demais municípios, assim como as estratégias usadas desde o primeiro caso registrado em solo paraense. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes em tratamento da doença, por exemplo, já somam 520. Os leitos clínicos pularam de 26, em março, para 1.212, em maio.

Depois ele ainda visitou as instalações do hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Eduardo Pazuello disse que levará como exemplo para as ações do ministério da Saúde as medidas tomadas no Pará. “Eu acredito que o que mais me impressionou foi a Policlínica com as ações de triagem. É uma medida que estamos discutindo agora no Ministério da Saúde e já vem sendo feita pelo Governo do Pará. Acho que é uma coisa muito resolutiva e eu estou levando como exemplo para a gente poder implantar onde há maior incidência (de Covid-19), no país”, afirmou. “A preparação do interior e continuar melhorando a capacidade na capital são necessárias, neste momento, para que nós tenhamos possibilidade de fazer frente à demanda que ainda vai acontecer no interior”, exemplificou o ministro.

DIÁLOGO

Após 15 dias de lockdown no Estado, o Governo inicia o processo de retomada gradativa das atividades fortalecendo as estratégias de saúde e segurança para garantir o retorno seguro à população. De acordo com titular da Sespa, Alberto Beltrame, as ações vão desde a atenção básica até às unidades intensivas. “Agora, nossa preocupação é com o relaxamento gradual e seguro do isolamento social e para isso nós precisamos garantir a assistência às pessoas, desde o momento mais precoce até o cuidado intensivo”, explicou Beltrame.

Durante a reunião, o governador agradeceu a visita e disse que o diálogo com o governo federal é fundamental para enfrentar a Covid-19. “Tem sido fundamental para que nós enfrentemos os desafios do coronavírus, a união do Governo do Estado, do Governo Federal e, principalmente, com a sociedade. A sociedade compreendendo a necessidade das medidas de isolamento e a união dos governos permitem que estejamos em situação de atender a população”, afirmou Helder.

Ele também cobrou o envio de 80 respiradores pedidos pelo Governo do Estado ao Ministério da Saúde. Dos 200 que foram pedidos, 120 foram enviados até agora. Com isso, a expectativa é de que até o fim da próxima semana, o Pará tenha 600 leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com coronavírus.

Grupo Mateus doa respiradores para o governo do Pará

O Grupo Mateus realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a doação de cinco respiradores ao Governo do Pará. Os equipamentos irão para o atendimento a pacientes da Covid-19 do Hospital Regional dos Caetés.

O governo do Estado vem trabalhando em diálogo e parceria com empresas de grande porte que atuam no Pará, para unir esforços no enfrentamento da pandemia de Covid-19, por isso, o governador Helder Barbalho destacou a importância dessa união. De acordo com o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, é essencial a soma de forças para enfrentar esse inimigo invisível. Na próxima semana, está prevista a chegada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), também doados pelo Grupo.

Pará já tem 21 mil pacientes recuperados

Nos balanços divulgados nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou mais 67 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado. Também foram identificadas 10 mortes pela doença em um dia. Em relação à subnotificação das prefeituras, ou casos de dias anteriores e só comunicados ontem, são 1.722 casos e 73 mortos. O Pará também possui 21.219 recuperados.

No total, agora são 31.671 casos e 2.605 óbitos no Pará desde o início da pandemia no Estado. A secretaria informa que os dados divulgados anteriormente, com aumento no número de mortes e casos diários, se referiam aos dados enviados com atraso pelas prefeituras do Estado, se tratando de subnotificação. Agora, os números são divulgados separadamente.

Outros 5.004 exames foram descartados e 231 em análise. Só na capital, são 10.614 infectados e 1.195 mortes, com taxa de mortalidade de 11,26%. A faixa etária com maior número de doentes permanece sendo de 30 a 39 anos, com 7.685 confirmações. Em relação à letalidade, a distribuição etária é entre 70 a 79 anos, com 668 óbitos.


Fonte: DOL em 28/05/2020 as 7h22

Comentários