Parlamentares são da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) fizeram nesta sexta-feira (24) diligência em hospitais e unidades de saúde da Região Metropolitana de Belém. Pela manhã, eles passaram pela UPA de Marituba, na UPA Carlos Marighella, em Ananindeua, e no Hospital e Campanha do Hangar. A tarde, estavam previstas visitas nas UPAs da Sacramenta e Marambaia, em Belém.
No Hangar, os parlamentares conversaram com a direção do Hospital e receberam a informação que pacientes filmados passando mal, em frente ao Centro de Convenções, que foi adaptado para receber pessoas com a covid-19, não estavam com o novo coronavírus.
“Os pacientes entraram no hospital e muitos estavam em crise de pânico. Alguns não tinham qualquer problema relacionado à covid. Aqueles pacientes deram entrada, foram avaliados e liberados”, afirma o deputado Jaques Neves (PSC), que também é médico e preside a Comissão de Saúde da Alepa.
Também participaram das visitas a deputada Dra. Heloísa (DEM), que é médica, Michele Begot (PSD) e Fábio Figueiras (PSB). Jaques diz que foi informado que, a partir desse final de semana, o Hospital de Campanha deve disponibilizar boletins através dos telões e possibilitará que pacientes se comuniquem com pessoas do lado de fora por meio de tablets.
Os deputados se disseram satisfeitos com a estrutura da unidade de Marituba, mas apontaram alguns problemas na UPA de Ananindeua, que também enfrenta situação de falta de profissional. Todos também se mostraram satisfeitos com a estrutura montada no Hangar.
“Hoje, com esses pacientes internados, que bom que está fluindo, está andando. O Hangar tem que ser retaguarda das emergências. Tivemos outros municípios, onde vimos pontos positivos e negativos e será feito um relatório para colaborar com a saúde de Belém”, disse Dra. Heloísa.
Fábio Figueiras, que é da bancada que faz oposição ao Governo, também comentou sobre os aspectos observados. “A estrutura do Hospital de Campanha é muito boa. A gente precisa somente de alguns ajustes para que possa ser o baluarte do enfrentamento dessa covid. Identificamos algumas situações que a gente pode contribuir, principalmente na regulação entre municípios e estados”.
Fonte: O Liberal/Keila Ferreira em 24/04/2020 as 18h36.
Comentários